domingo, 19 de maio de 2013

Aceleradores de Resinas

Para a cura acontecer à temperatura ambiente, o sistema resina e estireno precisa ser ativado por catalisadores e aceleradores específicos. O catalisador mais usado para cura a frio é o peróxido de metil-etil-cetona, mais conhecido como MEKR O MEKP é um líquido incolor que tem a função de iniciar a cura de poliésteres insaturados. A grande vantagem do MEKP sobre outros catalisadores é a facilidade com que ele pode ser misturado à resina. Essa facilidade de mistura permite o uso do MEKP no processo de laminação a pistola, no qual ele é misturado à resina imediatamente antes da laminação. O MEKP é muito reativo e por razões de segurança, para minimizar a probabilidade de incêndio e explosão, ele é fornecido diluído em plastificante. Em geral o MEKP é diluído (50%) em dimetilftalato. Para assegurar cura adequada, e supondo diluição de 500/o em dimetilftalato, o teor de MEKP não deve ser menor que 1% nem maior que 3% do peso da resina.
O acelerador que faz dupla com o MEKP é um líquido escuro conhecido como "cobalto. O produto normalmente encontrado no mercado contem 6% de cobalto, e nessa concentração, ele deve ser usado em teores que variam entre 0,1% e 0,5% do peso da resina. Se a temperatura ambiente for muito baixa o DMA (dimetil anilina) pode ser usado como acelerador auxiliar para o cobalto. Esse sistema triplo, consistindo de um catalisador (MEKP) e dois aceleradores (cobalto e DMA), não é de uso muito comum. O usual é usar apenas a dupla MEKP e Cobalto para curar poliésteres àtemperatura ambiente.
O estireno é um líquido incolor que serve duas finalidades. A primeira é a que já mencionamos, reduzir a viscosidade da resina para que ela fique líquida à temperatura ambiente. A segunda é interligar as moléculas de poliéster na cura, transformando dessa maneira a resina de líquido em sólido. Assim, o poliéster é sólido antes de ser diluído em estireno, fica líquido após essa diluição, e se torna outra vez sólido após curar por interligação com o estireno. A foto mostra o estireno interligando duas moléculas de poliéster.
Como já dissemos, os poliésteres são fornecidos no estado líquido, diluídos em estireno
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário