Para entendermos melhor o que é poder de tingimento, devemos estar atentos às características físico-químicas dos pigmentos, pois as propriedades técnicas de aplicação dos pigmentos estão diretamente relacionadas com as características de sua estrutura e com seu estado físico, ou seja, dos cristais de pigmento (forma, tamanho, tratamento físico e químico durante o processo de fabricação). Por isso, a definição do tipo de pigmento a ser usado em cada caso deve ser levando em consideração essas características físico-químicas, ao lado das características da cor.
O poder de tingimento e o dióxido de titânio (TiO2).

Cada pigmento, de acordo com sua estrutura química e seu processo de fabricação, possui uma determinada capacidade de tingimento.
O poder de tingimento descreve a capacidade que um pigmento branco tem de dispersar luz com eficiência e conferir alvura e brilho a um sistema de polímero colorido.
Portanto, para se avaliar essa capacidade individual em relação a outros pigmentos, costuma-se relacionar a quantidade ou proporção entre o colorido e o dióxido de titânio, com o qual se atinge uma intensidade de cor padronizada.
Esses dados devem ser tomados com cuidado, pois essa intensidade pode variar de acordo com o veículo utilizado, ou conforme as condições de dispersão empregadas. Quanto maior o teor de titânio a ser misturado com determinada quantidade de pigmento para se obter a intensidade padrão, maior será a intensidade ou o poder de tingimento desse pigmento em relação a outro pigmento.
Ao selecionar um tipo comercial de TiO2 para fins de coloração deve-se considerar as propriedades ópticas fundamentais de poder de tingimento.
Concentração de Aglomerados x Partículas Primárias.

O poder de tingimento aumenta para um determinado pigmento à medida que a concentração de aglomerados diminui.
Fica óbvio, então, que a maneira selecionada para medir a dispersão deve ser significativa em termos das propriedades mais importantes desejadas. A concentração de aglomerados excessivamente grandes pode ser medida através de testes. O poder de tingimento seria o resultado da qualidade da dispersão.
No processo de dispersão do pigmento, quanto mais alcançarmos as partículas primárias do pigmento, maior poder de tingimento conseguiremos.
Tamanho de partículas.
A freqüência de partículas do mesmo tamanho tem papel importante nas propriedades físicas de um produto pigmentado. É óbvio que na mesma concentração, diferentes pigmentos com tamanho de partículas diferentes, implicará em diferente poder de tingimento, sendo que o pigmento mais particularizado terá maior poder tintorial.
O poder de tingimento dos pigmentos orgânicos.
Os pigmentos orgânicos em geral têm um poder de tingimento muito maior do que os inorgânicos, sendo esta uma característica importante desses pigmentos.
As misturas de pigmentos orgânicos com opacos, principalmente o branco, são muito vivas e luminosas (geralmente usa-se muito pouca tinta nessas misturas, devido ao seu grande poder de tingimento).
Pigmentos orgânicos Tríplice Cor – Aakash Chemicals.
Com os novos investimentos na sua estrutura física, a Tríplice Cor ampliou o seu espaço, aumentando o estoque dos pigmentos orgânicos; o que mantém o crescimento da empresa com o objetivo de fornecer produtos dentro das dimensões exigidas pelo mercado no Brasil.
Este aumento de estoque de pigmentos orgânicos também se deve à parceria realizada com a Aakash Chemicals, empresa fornecedora de pigmentos orgânicos cujo representante exclusivo aqui no Brasil é a Tríplice Cor.
Conheça as linhas de pigmentos orgânicos:
ResthChrom – Pigmentos de alta performance para o mercado de Tintas/Vernizes e Tintas/Gráficas;
ResthPrint – Pigmentos de alta transparência para o mercado de Tintas Gráficas;ResthPaint – Pigmentos específicos para o mercado de Tintas e Vernizes;
ResthDur – Pigmentos de excelente custo-benefício;
ResthPlast – Pigmentos especialmente empregados no mercado de plásticos. Também podem ser utilizados para produtos da linha escolar base óleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário